Por Caminhos Romanos
A Aldeia do Barro é o ponto de partida para este desafio e para a rota que lhe sugerimos. O município de Pereruela é reconhecido pela tradição cerâmica e pela qualidade da sua argila, com destaque para as particularidades que a tornam excelente para cozinhar. Assim, antes de partir à descobrir da Calçada Romana Mirandesa, que ligava Zamora a Miranda do Douro, sugerimos-lhe a visita ao “Centro de Interpretação do Barro”. Este centro expõem um conjunto de peças que permitem ver a evolução das técnicas de produção, ao longo dos tempos, na região.
O desafio segue pelo traçado da calçada Romana, com a rota “Calçada Romana Mirandesa”. Durante o trajeto é possível visitar várias aldeias Sayguenses, descobrir paisagens únicas e em alguns locais ver vestígios da calçada em pedra, construída pelos Romanos.
Durante o percurso sugerimos uma paragem em Torregamones, para uma visita à Igreja de San IIdefonso. Uma construção românica, com a torre como um elemento chave para a origem da Vila.
O trajeto leva-o até Miranda do Douro, onde o percurso termina e onde lhe sugerimos o último ponto do desafio, o “Miradouro do Centro de Interpretação Turístico e Ambiental” com uma vista sobre o imponente Rio Douro e as suas Arribas.
Se concretizar o desafio (com a geolocalização da aplicação ativada) receberá 330 pontos no seu passaporte da Meseta Ibérica, estes pontos podem ser trocados por descontos ou ofertas da nossa lista de parceiros.