A ‘Mega Rota (Transfronteiriça) da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica’ engloba os cinco Parques Naturais – Parque Natural de Montesinho, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural Regional do Vale do Tua, Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto e Parque Natural Arribes del Duero – e ambiciona afirmar-se como um produto turístico estruturante da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica.
A escala desta Mega Rota (738,8 km) confere-lhe particular relevância no contexto geográfico em que se insere, seja pelas características endógenas da própria Reserva da Biosfera, seja pelo seu caracter transfronteiriço, seja ainda pela progressiva valorização atribuída pelo novo consumidor turístico aos produtos deste perfil. Ainda que não se trate de um eixo rodoviário contínuo, à semelhança da EN 2 (em Portugal), esta Mega Rota está ancorada exclusivamente em vias rodoviárias secundárias e de baixo índice de utilização que constituem verdadeiras estradas panorâmicas dado o contexto geográfico em que se inserem.
Para além de constituir um produto turístico de enorme relevância estrutural para o território, a Mega Rota oferece, em função da sua interceção multivariada com as demais rotas existentes no território (exclusivas de cada um dos Parques Naturais e as agregadoras de cada um dos países que integram a Reserva da Biosfera), uma diversidade de opções de personalização da experiência, que permite servir múltiplos perfis de consumidores. Neste ecossistema mais sensível, ao nível do seu património natural, mas também ao nível do seu património cultural monumental (material e imaterial), esta Mega Rota assume-se como um instrumento estratégico de captação de novos consumidores para o território.
Com a ‘Mega Rota (Transfronteiriça) da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica’, os visitantes irão usufruir de uma experiência mínima de sete dias (uma semana), o que poderá contribuir para proporcionar estadas mais longas no território, uma vez que a oferta de recursos turísticos proporciona múltiplas experiências em diferentes contextos paisagísticos e socioculturais que obrigam a multiplicar o tempo disponível para vivenciar estes momentos. A necessidade de acomodar mais tempo é um desafio que se coloca aos visitantes que se proponham a explorar estes territórios, seja num qualquer miradouro ou ponto de observação, seja numa qualquer aldeia ou vila rural, seja numa mesa de um qualquer restaurante onde se pode desfrutar da gastronomia tradicional, seja numa qualquer unidade de alojamento, seja onde for, desde que seja na 'Reserva da Biosfera Meseta Ibérica'.
A ‘Mega Rota (Transfronteiriça) da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica’ é uma rota panorâmica circular, com início e fim em Freixo de Espada à Cinta. A presente rota é para ser vivenciada de carro, ao longo de um percurso se estende por 738,8 km, percorridos em estradas secundárias e com pouco tráfego.