Grandes serras, inúmeras lagoas de montanha, cascatas idílicas e uma impressionante biodiversidade de fauna e flora é o que se encontra no ‘Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto’. Isto sem falar do património histórico-arquitetónico espalhado pelas povoações da região, com destaque para o centro histórico monumental de Puebla de Sanabria e para o Mosteiro Românico de San Martín de Castañeda, que alberga o Centro de Interpretação deste Parque Natural.
Localizado no extremo noroeste da província de Zamora (Comunidade Autónoma de Castilla y León), na área montanhosa da Serra Segundera e da Serra Cabrera e abrangendo os municípios de Galende, Cobreros, Trefacio e Porto, este parque natural carateriza-se pelos seus vales profundos e lagoas de origem glaciar. Estas compõem um dos conjuntos lagunares de origem glaciar mais importantes da Península Ibérica, entre os quais se destaca o Lago de Sanabria, que pode ser apreciado a partir de magníficos miradouros. Esta área natural inclui ainda inúmeras cascatas, desfiladeiros e rios de montanha, que juntamente com a abundante e variada vegetação, formam um território de reconhecido valor estético e paisagístico.
São mais de 1.500 as espécies de plantas existentes nesta área protegida, o que revela a sua diversidade e riqueza florística. A vegetação, por sua vez, é marcada pelos bosques (florestas) de carvalhos, amieiros, freixos, salgueiros, bétulas e castanheiros. A riqueza hidrográfica desta zona contribui também para uma abundante flora aquática, onde se podem encontrar, entre outros, diversos tipos de musgo, alguns dos quais exclusivos da Península Ibérica. O parque conta, igualmente, com uma fauna abundante, tendo a sua maior representação nos rios, ribeiros e lagos, onde são comuns espécies como as trutas ou os barbos. Entre as aves mais comuns encontram-se a águia-real, o falcão-abelheiro, o falcão-peregrino, a águia-de-asa-redonda, o peneireiro-vulgar e o bufo-real. Quanto aos mamíferos, destacam-se a lontra, a marta e o lobo.
Com a ‘Rota do Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto’, os visitantes irão percorrer vários núcleos populacionais da região, nomeadamente Ribadelago, Galende, Requejo, Lubían e Porto, os quais preservam os traços arquitetónicos característicos deste território. Para além do centro de interpretação do Mosteiro de San Martín de Castañeda, este parque natural conta também com a ‘Casa del Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto’.
A ‘Rota do Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto’ é uma rota panorâmica linear, com início em Ribadelago, no município de Galende e fim na localidade do Porto. A rota define-se a partir de estradas secundárias e com pouco tráfego e apresenta uma extensão global de 90,2 km, pelo que deverá ser fruída, preferencialmente, de carro.