Rota Vertebral (PARADELA (PT) - LA FREGENEDA (ES))

Percurso pedestre que permite conhecer o coração da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (RBTMI) e algumas das suas paisagens e valores naturais, culturais e humanos mais representativos. Este percurso linear tem dois trajetos alternativos, o A que começa em Moral de Sayago e termina em Barca D’Alva, e o B que se inicia em Paradela e termina em La Fregeneda.
O percurso que lhe sugerimos segue pelas margens do rio Douro, durante o circuito são vários os miradouros onde poderá parar e observar toda a paisagem que este rio formou. Para além do rio Douro, esta rota cruza com vários cursos de água, como é o caso do rio Tormes, Águeda, entre outros, que proporcionam paisagens únicas e que deslumbram qualquer visitante.
Esta rota permite descobrir uma boa amostra do património natural que existe no território da Meseta Ibérica, desde bosques de sobreiros, a vários arbustos, como é o caso das estevas e giestas que vão salpicando os campos deste território. Muito interessante nas paisagens desta região são os vestígios que a intervenção humana deixa na paisagem, e que resultam em campos repletos de plantações de oliveiras, videiras, amendoeiras, entre outras espécies que aproveitam este microclima especial para o seu desenvolvimento. Para além das plantações, estas paisagens são marcadas pelos pastos e prados, que alimentam os gados de várias raças autóctones.
O percurso proposto atravessa várias localidades rurais, exemplares únicos do património cultural deste território. Nestas pequenas localidades é possível ver várias igrejas, castros, cruzeiros, berrões e outros exemplares de património arquitetónico, bem como toda a arquitetura rural, típica destas aldeias raianas.
Os valores naturais e culturais, e o equilíbrio existente entre o modo de vida tradicional e a conservação da natureza que se vive neste território, são fatores chave para a sua classificação como Reserva da Biosfera, e que podem ser desfrutados durante a realização desta rota.
Sugerimos a realização deste percurso em 9 etapas, com uma de média 17,7 km/dia. As etapas preveem cerca de 9 a 26 km por dia.

- PORTUGAL: pela ROTA DO DOURO INTERNACIONAL E ALTO DOURO VINHATEIRO (GR-36)
ETAPA 1: Paradela – Miranda do Douro 15 km
ETAPA 2: Miranda do Douro – Sendim 22 km
ETAPA 3: Sendim - Bemposta 11 km
ETAPA 4: Bemposta – Fermoselle 13 km

-ESPAÑA: pela SENDA DEL DUERO (GR-14)
ETAPA 5: Fermoselle – Villarino de los Aires 25 km
ETAPA 6 : Villarino-Aldeadávila de la Ribera 18 km
ETAPA 7: Aldeadávila de la Ribera - Vilvestre 20 km
ETAPA 8: Vilvestre- Saucelle 9 km
ETAPA 9: Saucelle – La Fregeneda 26 km

Recomendações

É um percurso longo, com uma distância ligeiramente inferior à opção A mas também com uma dificuldade média-alta devido às distâncias. Pode ser realizado em família fazendo trajetos diários mais curtos, embora nesse caso, a duração total seja de mais dias. É importante garantir o abastecimento adequado de água, alimentos, proteção solar, medicação habitual, entre outros, para os dias de caminhada, bem como a disponibilidade de alojamento. Recomenda-se a realização do percurso com um veículo de apoio, sempre que possível.
Coincide, num primeiro troço em território português, com a ROTA DO DOURO INTERNACIONAL E ALTO DOURO VINHATEIRO (GR-36), de Paradela a Bemposta onde cruzará o Douro até Fermoselle, lugar a partir do qual seguirá pela SENDA DEL DUERO (GR-14) entrando na província de Salamanca para terminar em La Fregeneda. Uma vez que percorre o Parque Natural das Arribes del Duero e o Parque Natural do Douro Internacional, devem ser respeitadas todas as condições estabelecidas e as zonas de proteção dos Planos de Ordenamento de ambos os espaços naturais (ZPE, REN, PTCCND022, etc.)

Tipo de circuito
Linear
Dificuldade
Fácil
Distância
169,66 Kms
Δ Altitude
241 Mtrs
MIDE

Perfis