Albufeira do Azibo

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo trata-se de um enclave aglutinante de uma grande biodiversidade cuja importância, dentro da RBTMI não é tema de qualquer discussão, proporcionando-lhe uma das zonas com maior potencial educativo e para a promoção da conservação do meio ambiente de modo que, como complemento desta rota familiar, encontra-se disponível material didático de apoio à realização de visitas escolares dentro do programa curricular.

Além da indiscutível riqueza faunística e botânica, a naturalização desta barragem é tal que a paisagem se torna um elemento de lazer com igual ou maior importância do que a prática de observações, especialmente da abundante variedade de aves, de diferentes espécies, presentes na zona.

A rota proposta foge à zona mais turística da Albufeira, a vertente nordeste do seu perímetro, onde se localizam duas das melhores praias fluviais de Portugal. Enquanto que a vertente sul oferece a possibilidade de realizar atividades de sensibilização utilizando todos os sentidos, especialmente a visão, mas também a audição. Em suma, a Albufeira do Azibo é também um exemplo de como conciliar diferentes formas de turismo e a preservação do meio ambiente, tudo no âmbito da sustentabilidade e do respeito necessário para preservar as condições de vida das espécies que habitam neste território.

Parte do trajeto permite também observar como os usos tradicionais das terras limítrofes, por parte dos vizinhos das redondezas, conciliam o seu dia a dia e as suas atividades com a conservação da natureza. É necessário ter em conta que a barragem do Azibo foi construída com o objetivo de aproveitar a água para consumo humano.

Recomendações

Esta rota circular tem um percurso junto da água da Albufeira. Esta primeira parte do percurso, tem uma extensão de 9,2km, em que o percurso passa por um caminho regular e exequível. O caminho da barragem até Vale de Prados, é feito por uma estrada de transito médio e sem berma, com um declive acumulado de 190m. Dos 6,2km de regresso, cerca de 5km são em subida.

Para um regresso mais fácil a Vale de Pardos, aconselha-se um veículo de apoio na Albufeira do Azibo.

Este percurso, decorre numa área protegida, classificada como Paisagem Protegida e integrada na Rede Natura 2000.

Tipo de circuito
Circular
Dificuldade
Média
Distância
15,56 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis