A Rota Patrimonial é uma proposta turística que o leva numa viagem pelo património cultural da Meseta Ibérica, numa aventura repleta de história e cultura. “Castros e Castelos na Raia” é a quarta e última de quatro secções de um itinerário entre Portugal e Espanha.
Com início em Espanha, esta última seção da Rota Patrimonial leva-o numa viagem por várias localidades raianas, descobrindo os vários tesouros de fronteira que caracterizam esta região. Partindo de San Felices de Los Gallegos, aqui é possível visitar um complexo histórico artístico que encanta qualquer um. Para além do castelo, são várias as igrejas e ermidas que enriquecem as paisagens desta localidade espanhola e que poderá visitar.
O próximo ponto é em Sobradillo, onde aconselhamos a visita ao Torreão, que abriga a Casa do Parque Natural Arribes del Duero. Esta torre fez parte de um castelo do século XV, que se situava na linha defensiva contra Portugal. Ainda em Espanha, o próximo ponto é em Lumbrales, conhecido por ser a porta de entrada no Território dos Vetones, é possível encontrar vários vestígios da sua presença, nomeadamente o Castro de Las Merchanas, declarado como Bem de Interesse Cultural.
Atravessamos a fronteira para o lado português, onde fica o próximo ponto do nosso roteiro, Castelo Rodrigo. Esta aldeia histórica é rica em monumentos medievais, que a tornam única e num local que não pode perder. O próximo ponto é em Freixo de espada à Cinta, considera uma das vilas Manuelinas de Portugal, são vários os pontos de interesse que não pode perder, como é o caso da Torre do Galo e da Igreja Barroca do antigo Convento de São Filipe Neri.
O roteiro segue até Mogadouro. Aqui aconselhamos uma visita ao castelo medieval do século XII, onde apenas é possível ver a torre de menagem e alguns vestígios da muralha. Próximo de Mogadouro, são várias as pequenas localidades que desempenharam um papel fundamental na defesa deste território e que podem ser uma opção de visita durante a realização desta seção da rota, como é o caso de Penas Róias, Algoso, Azinhoso e Bemposta.
Fermoselle, do lado espanhol, é o próximo ponto de paragem. Esta localidade declarada como Complexo Histórico-Artístico, reúne vários monumentos de interesse histórico, como é o caso da Igreja de Nossa Senhora de la Assunción. Uma igreja de origem românica com toques renascentistas, é um dos vários locais de interesse que pode descobrir. De volta ao lado português, em direção ao último ponto desta rota patrimonial, sugerimos-lhe uma paragem na aldeia da Picote. Para além de toda a arquitetura tradicional e elementos etnográficos, aqui é possível visitar dois castros, o de Cigaduenha e Picões do Diabo, que fazem parte da Rota dos Castros e dos Berrões.
O roteiro termina em Miranda do Douro, onde o recinto amuralhado, que define a zona antiga e o castelo merecem uma visita. Para além disso, a Catedral é um monumento de destaque na região, cujo o retábulo principal, do século XVIII, é uma obra de Gregorio Fernández.
2 Países, 2 Territórios uma história em comum. Descubra-os!
Rota Patrimonial – Castros e Castelos na Raia (secção 4)
SERVIMA
0 Comentários
Enviar