Descobrir um dos locais mais emblemáticos do Douro com uma paisagem de cortar a respiração é o que lhe propomos nesta caminhada no vale escarpado da ribeira do Mosteiro, um afluente do rio Douro, no concelho de Freixo de Espada à Cinta. (Zona onde se localiza o percurso: ROTA GEOLÓGICA MESETA IBÉRICA)
Os aspetos monumentais da geologia são realçados pelos afloramentos quartzíticos que irrompem as encostas de xisto e se elevam acima do solo assumindo formas interessantes, como as dobras quartzíticas e o Muro da Abalona, uma “parede” natural. Estas formações rochosas permitem a presença de uma diversidade interessante de aves das escarpas, como a Águia-real, o Grifo, a Cegonha-preta, o Abutre do Egipto, o Melro-azul e a Andorinha-das-rochas.
Nesta paisagem de relevo agreste, num vale profundo sulcado pela ribeira do Mosteiro, surgem vestígios da presença humana. O Castro de São Paulo, da Idade do Ferro, encima o monte do mesmo nome, onde já se encontraram vestígios da presença romana. Neste que é o ponto mais elevado do percurso ainda se encontram um antigo pombal e sepulturas medievais escavadas na rocha. Aqui também se inicia a Calçada de Alpajares, um caminho empedrado e sinuoso, com cerca de 1km de extensão já trilhado desde o Paleolítico superior, a prova está na pintura rupestre.
DURAÇÃO: 4 horas.
PREÇO: A partir de 30 € / pessoa (grupos de 4-8 pessoas)
Tfno.: +351 966 544 220
Rota Guiada pela Ribeira do Mosteiro
SERVIMA
0 Comentários
Enviar