Celebra-se no Domingo de Carnaval, pela tarde. As personagens são a Vaquilla e los cencerros.
Durante o desfile pelas ruas principais da localidade, “los cencerros” protegem a personagem da “Vaquilla”, considerada como a personagem principal da festividade.
Nesta representação surgem então os ciganos. O líder, o Patriarca, leva consigo um carrinho de mão com cinza que vai lançar sobre a população que assiste. Este ato simbólico, representa o ato de tornar a terra fértil. Depois de passar o líder dos ciganos, seguem-se os membros do seu clã, os ciganos e as ciganas.
Segue-se então outro ato simbólico, uma luta entre clãs, os “cencerros” e os “ciganos”. Saí vencedor o líder dos “cencerros” que recebe como sinal de vitória um chapéu de palha, enfeitado com elementos zoomórficos.
Os restantes ciganos e ciganas, enfeitam a “vaquilla” com fitas coloridas, que no percurso até á praça central da localidade, vão sendo retiradas pelas crianças.
Quando é retirada a última fita, a Vaquilla é sacrificada e os ciganos e ciganas começam o peditório, casa por casa e entre os espetadores, oferecendo, em troca, “bolinhos nevados”, doces típicos de Natal. Termina a festa com um lanche oferecido a todos os presentes.
La Vaquilla - Palacios del Pan
Localização
IDimás
0 Comentários
Enviar