Festa de Santa Luzia ou do Velho e da Galdrapa - São Pedro da Silva

A freguesia de São Pedro da Silva tem uma devoção muito arraigada a Santa Luzia. A festa em sua honra celebra-se a 13 de dezembro, de acordo com o calendário cristão. Hoje foi trasladada para o domingo seguinte. As principais personagens da festa são dois “casais”: um que é constituído pelo Velho e a Galdrapa e o outro pelo Bailador e a Bailadeira.
A Galdrapa é a personagem feminina, tradicionalmente representada por uma jovem, e o Velho era representado por um jovem. Ambos vestidos de forma tradicional, o velho faz-se acompanhar de uma máscara, que consiste apenas nuns óculos grandes e redondos, feita de cortiça e elementos vegetais, para além disso traz consigo alguns adereços, como um cajado (“caiata”,em mirandês) na mão esquerda, sobre o qual se apoia enquanto caminha, e na outra mão uma cruz de cortiça queimada, a que chamam “santo”. O Velho dá a beijar a toda a gente a cruz de cortiça queimada, ao mesmo tempo que profere as palavras consagradas na sua língua materna: “Beijai la cruç de San Ceprián”.
O Bailador e a Bailadeira vão vestidos à maneira mirandesa. Pode dar-se o caso de o Bailador ser uma moça, bem assim como o contrário.
O Mordomo, que acompanha as quatro personagens, vai vestido a preceito. Compete-lhe, no contexto da visita solene, saudar os moradores, cada família em sua casa, e receber os donativos que estes lhe oferecem para a festa.

Tipo
Mascarada
Organização
Local
Local
São Pedro da Silva
Âmbito
Local

Perfis
Calendário
São Pedro da Silva Domingo próximo de 13 dezembro