O Entrudo de Podence, classificado como Património Imaterial da UNESCO, tem a duração de quatro dias, começando no Sábado para encerrar na Terça-feira de Carnaval. Os autênticos protagonistas do chamado Entrudo Chocalheiro são os caretos, jovens e adultos que, espontânea e entusiasticamente, decidem transformar-se nestes diabos agitadores.
Na segunda-feira à noite, proclamam-se os contratos de casamentos, um ritual que consiste em casar, de maneira burlesca, as moças solteiras da terra, equivale à execução de um ato que se considera útil para assegurar as expulsões dos males, através da crítica e da denúncia dos vícios da comunidade.
Na Terça-feira, o grande dia de Carnaval, celebra-se, entre muitos outros, o ato mais simbólico dos festejos: a queima do Entrudo. Em tempos remotos, queimava-se um simples espantalho que os rapazes encontrassem nos campos. Hoje em dia, deparam-se os moradores e os visitantes com uma figura gigantesca, de aproximadamente oito metros de altura.
É pela queima desta figura simbólica que se dão por encerrados os festejos e se consideram concluídos os ritos de expulsão dos males da comunidade pelo fogo e se anuncia a chegada da primavera.
Entrudo Chocalheiro - Podence
Localização
IDimás
Galeria
0 Comentários
Enviar