Santo Amaro - Corujas

Santo Amaro é o Santo milagreiro dos habitantes de Corujas e aldeias vizinhas (Ferreira, Mogrão, Arcas, Comunhas, Edroso...). O dia atribuído ao Santo é 15 de Janeiro, mas festeja-se no terceiro Domingo do mesmo mês; é o advogado dos animais e das pessoas que sofrem de reumatismo.
Um dos momentos mais significativos para a freguesia de Corujas e a Festa Anual de Santo Amaro, que é celebrado no Domingo mais próximo ao dia 15 de Janeiro, e o seu já famoso Leilão do Fumeiro.
Possuindo Corujas a tradição da matança do porco, o fumeiro abunda nesta freguesia. Sendo assim, no dia da festa faz-se um leilão cujo valor monetário final reverterá a favor da comissão de festas de Santo Amaro.
Também aqui se celebra a Festa do Verão, a qual sendo móvel, celebra-se durante o mês de Agosto. Esta festa tem como principal objetivo o convívio dos habitantes de Corujas com os seus emigrantes, visto que estes escolhem geralmente o mês de Agosto para visitarem os seus familiares, passarem as suas férias e, mais importante ainda, matarem as saudades da terra que os viu nascer.

Fonte https://corujas.jfreguesia.com/v1/tradicoes.php

Tipo
Evento religioso
Organização
Local
Local
Corujas
Âmbito
Local

Perfis
Calendário
Corujas Terceiro domingo de janeiro