Águedas - Barruecopardo

Esta festa, as Águedas é feita em honra a uma santa italiana que viveu na Sicília por alturas do ano 230. Esta santa ofereceu a sua virgindade a Deus, mas o Procônsul Quinciano apaixonou-se loucamente por ela e como Águeda não se cansava de o recusar, ele decidiu que se não era a bem era a mal. Assim, libertou a sua cólera na pobre mulher, dando-lhe um martírio sem piedade. Não apenas lhe cortou os seios, mas mandou ainda que a queimassem na fogueira.
Diz a lenda que, dos Céus, veio uma grande nuvem negra que protegeu Águeda, enquanto um raio certeiro matou o Procônsul Quinciano.
Por tudo isto, o dia 5 de Fevereiro é o dia no qual as mulheres “tomam o comando”, recebem o “bastão de comando”, é o dia no qual os homens passam para segundo plano e devem realizar as tarefas geralmente atribuídas à mulher dentro de casa.
As mulheres reúnem-se para celebrar esta festa, na qual, em muitos lugares da Província de Salamanca, são os homens que lhes trazem os alimentos.
Reúnem-se em frente às igrejas, há bailes típicos, lanches, as ruas são ocupadas pelas mulheres, criando um ambiente muito festivo, sobretudo se for uma mulher.
Adaptado de: https://salamaca.costasur.com/sites/las-aguedas/pt/index.html

Tipo
Evento religioso
Organização
Local
Local
Barruecopardo
Âmbito
Local

Perfis
Calendário
Barruecopardo 5 de fevereiro