Realiza-se a 26 de dezembro, festa de Santo Estêvão. O Zangarrón é o personagem principal e que dá nome a toda a mascarada. É acompanhado por mais doze personagens que, antigamente, tinham funções bem definidas, mas que, na atualidade, colaboram exclusivamente no peditório das esmolas para a festa e dançam.
Estes personagens, que antes eram interpretados por rapazes apurados para o serviço militar, são dois mordomos, quatro bailadeiras, dois tocadores, três assadores e o Tamborileiro, papéis agora assumidos por rapazes do povo de idades diferentes.
Dia 25 iniciam-se os ensaios gerais do Baile dos Quintos. No dia seguinte, antes de o sol nascer, os jovens da aldeia, chamados de “quintos”, acompanhados pelo tamborileiro, vão buscar o Zangarrón para que por volta das oito e meia comecem as festividades. Inicia-se então o baile, onde as personagens dançam ao som das castanholas, da flauta e do tambor.
Em seguida, é feito um peditório pelas ruas da aldeia, em que o Zangarrón é acompanhado pela juventude da aldeia e pelos “quintos”.
Terminado o peditório, segue-se a missa com procissão e de novo o baile do Menino com a atuação do Zangarrón.
El Zangarrón - Sanzoles
Localização
IDimás
0 Comentários
Enviar