O Santo Estêvão, ou Festa das Varas, de Vale de Fontes celebra-se nos dias 31 de dezembro e um de janeiro.
O primeiro ritual é conhecido como “encamisada”. Depois de jantar, a população acende uma fogueira no centro da aldeia em que toda a gente se reúne.
A ronda feita pela aldeia, é acompanhada de vários carros de bois, cavalos e burros, que são decorados de acordo com a imaginação da população. Atualmente, já acompanham o desfile tratores e vários veículos, no entanto, a tradição era o desfile ser feito com as carroças e os animais da aldeia. Acompanhando os carros, vão os caretos a pé, que durante o percurso vão interagindo com a população. No entanto, toda a população se pode mascarar, com a cara tapada com mascaras ou tecidos, todos participam no desfile.
O desfilo é interrompido com um tiro de caçadeira, em que todos param para iniciar os cânticos da Alvorada, momento sagrado da celebração. Quando terminam o cântico, ouve-se novamente um tiro e a música volta a tocar e o desfile continua.
Dia 1, segundo dia de festa, os mordomos dirigem um cortejo até à igreja, em que cada um leva o símbolo de poder que lhe foi entregue, chamado de “vara”. Após a missa, os mordomos levam as suas “varas” até ao largo da mesa de Santo Estevão. Sentados na mesa, os mordomos recebem donativos da população para cobrir as despesas da festa.
No final do dia, um grande jantar recompensa todos os protagonistas pelo esforço despendido na organização e na animação.
A festa de Santo Estêvão ou Festa das Varas - Vale das Fontes
Localização
IDimás
0 Comentários
Enviar