El Atenazador - San Vicente de la Cabeza

A festa celebra-se dia 11 de agosto, no entanto, a data original citada pelos mais idosos era dia 29 de junho, festas de São Pedro.
Participam na mascarada três atenazadores, a Filandorra, o Noivo e a Noiva e os pobres.

A mascarada começa com o ato de se vestir. Antes, as raparigas ajudavam a vestir a Noiva, mas agora ajudam todos. Percorrem grande parte das ruas da povoação e, logo desde o início, os atenazadores dão as suas corridas para agarrar as pernas com as suas tenazes. A Filandorra ajuda-os espalhando cinza sobre todos os que encontra distraídos ou desprotegidos.
Os que encabeçam a comitiva são os músicos e os noivos que dançam, fazem brincadeiras e beijam-se. O Noivo distribui cigarros pelas pessoas, como se se tratasse de um casamento. Também a Filandorra e o Atenazador, que os acompanham, vão dançando. Os atenazadores entram nas casas sem pedir licença e agarram tudo o que encontram e atiram tudo para a rua.

Quando terminam de percorrer todas as ruas, acaba a mascarada, junto à ponte, com as últimas corridas dos atenazadores. Nesta altura, a Filandorra lança a última cinza e prossegue o baile dos noivos ao som da gaita e do tamboril, a que se juntam todos os presentes.

Tipo
Mascarada
Organização
Local
Local
San Vicente de la Cabeza
Âmbito
Local

Perfis
Calendário
San Vicente de la Cabeza 11 de agosto