Celebra-se no Domingo de Carnaval à tarde. As personagens são duas vacas “antruejas” o Bispo, dos “gañanes” (criados) e dois semeadores.
A vaca é o personagem principal da festa. A Vaca Antrueja é uma armação metálica em forma de escada, com paus transversais onde se apoiam os ombros dos dois portadores. Na extremidade dianteira tem os cornos, molhelhas e um chocalho, e na outra, a cauda. Cobre-se com um pano preto sobre a que leva uma manta aos quadrados.
As celebrações iniciam-se com o ritual “Predicación del Obispillo”, em que um “sacerdote” diz, em forma de poema, os acontecimentos da aldeia. De seguida, as personagens da festividade iniciam um percurso pela aldeia, que acaba no largo do pavilhão desportivo. É aqui que as personagens dançam ao som de música tradicional, e as personagens das “vacas” investem contra o “menino”, boneco que acaba estendido no chão. É então que “el arador” e “el gañán” começam a tourear as vacas, que acabam mortas.
Nesta altura, “el bispo” inicia uma celebração, acompanhado pelos restantes mascarados, que choram a morte das “vacas” e as levam para enterrar.
Esta celebração tem um significado muito simbólico, pois o sacrifício, morte das “vacas” e do “menino”, vão trazer fertilidade para as terras da aldeia.
La Vaca Antrujera - Pereruela
Localização
IDimás
0 Comentários
Enviar