Festa de Santo Estêvão - Grijó de Parada

A festa de Santo Estêvão, em Grijó de Parada, celebra-se a 26 e 27 de dezembro. As personagens principais desta celebração são o “Rei” e o “Bispo”. O “Rei” usa uma coroa cilíndrica branca, com quatro bicos, enquanto o “Bispo” usa uma coroa cónica. Na mão direita ambos levam uma cana comprida, com uma maçã espetada na parte superior. Vão acompanhados pelos “meirinhos”, todos jovens, em representação da juventude da terra. A este elenco de líderes juntam-se os caretos, com seus trajes de lã e franjas coloridas. Na mão usam compridos cajados e chocalhos pendurados de dois cinturões a tiracolo. As máscaras são feitas de lata, com simples pinturas ou sem nada.

O ritual inicia-se durante a celebração da missa quando o sacerdote nomeia o “rei” e o “bispo”, que serão os mordomos principais.
O segundo dia, está reservado ao ritual do convite, um cortejo pelas casas da aldeia. Durante a tarde acontece a “galhofa” e a corrida à “rosca” (pão doce), que são provas de resistência física para os jovens da aldeia.

Tipo
Mascarada
Organização
Local
Local
Grijó de Parada
Âmbito
Local

Perfis
Hora do início
-
Hora do fim
-
Calendário
Grijó de Parada 26 e 27 de dezembro